24 junho 2015

Listagem de filmes sobre Segunda Guerra Mundial


A Lista de Schindler
(Filme de 1993) – A Lista de Schindler é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. 
Direção: Steven Spielberg


O Resgate do Soldado Ryan
(Filme de 1998) – É um filme de guerra épico norte-americano de 1998, ambientado durante a Batalha da Normandia na Segunda Guerra Mundial. Foi dirigido por Steven Spielberg e escrito por Robert Rodat.
Direção: Steven Spielberg


A Vida É Bela
(Filme de 1997) – Filme italiano de 1997, do género comédia dramática, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. Narra a história de um pai e seu filho, ambos levados para um campo de concentração nazista e para poupar o filho dos horrores presenciados, o pai cria um mundo de ilusão e fantasia sobre o que está acontecendo.
Direção: Roberto Benigni


O Pianista
(Filme de 2002) – O Pianista é um filme de 2002 dirigido por Roman Polanski e estrelado por Adrien Brody. É baseado na autobiografia de mesmo nome escrito pelo músico Polaco Władysław Szpilman. 
Direção: Roman Polanski


Cartas de Iwo Jima
(Filme de 2006) – Filme estadunidense de 2006, do gênero drama de guerra, dirigido por Clint Eastwood. O longa-metragem é a continuação de A Conquista da Honra. 
Direção: Clint Eastwood



Bastardos Inglórios 
(Filme de 2009) – Filme estadunidense de 2009, dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent e Diane Kruger. Narra a história de um grupo de soldados que secretamente assassina nazistas. É uma história fictícia e deve ser vista com cuidado por quem está estudando Segunda Guerra, pois o conteúdo não é historicamente correto.
Direção: Quentin Tarantino, Eli Roth


Círculo de Fogo - Enemy at the Gates
(Filme de 2001) – Enemy at the Gates é um filme estadunidense de 2001, dirigido por Jean-Jacques Annaud e estrelado por Jude Law e Ed Harris. O filme conta a história do confronto de dois franco-atiradores durante a Batalha de Stalingrado de 1942 a 1943. 
Direção: Jean-Jacques Annaud


A Queda – Der Untergang
(Filme de 2004) – Der Untergang é um filme alemão de 2004, que mostra os últimos dez dias da vida de Adolf Hitler no Führerbunker em 1945. 
Direção: Oliver Hirschbiegel


O Jogo da Imitação - The Imitation Game
(Filme de 2014) – O Jogo da Imitação é um filme de suspense histórico lançado em 2014, O filme é a cinebiografia de Alan Turing, um pioneiro na computação que levou um grupo de estudiosos no projeto Ultra, a fim quebrar os códigos de guerra da Alemanha Nazista, ajudando a salvar milhões de vidas para mais tarde ser condenado por sua homossexualidade.
Direção: Morten Tyldum



Além da linha vermelha - The Thin Red Line 
(Filme de 1998) – É um filme de guerra americano de 1998 que conta uma história fictícia das Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Batalha de Guadalcanal na II Guerra Mundial. 
Direção: Terrence Malick


Pearl Harbor 
(Filme de 2001) - Pearl Harbor é um filme americano de 2001 produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por Michael Bay e é distribuído pela Touchstone em Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941. 
Direção: Michael Bay


Império do Sol 
(Filme de 1987) – Império do Sol é um filme estadunidense de 1987, do gênero drama, dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado no romance semi-autobiográfico de J. G. Ballard. Conta a história de um menino britânico que fica preso em um campo de concentração japonês durante a Segunda Guerra Mundial. 
Direção: Steven Spielberg


A conquista da honra - Flags of Our Fathers 
(Filme de 2006) - Flags of Our Fathers é um filme norte-americano de 2006, dirigido por Clint Eastwood e escrito por William Broyles Jr. e Paul Haggis. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. 
Direção: Clint Eastwood



A espiã – Zwartboek
(Filme de 2006) - Zwartboek é um filme de época holandês realizado em 2006 por Paul Verhoeven, com encenação de Paul Verhoeven e Gerard Soeteman. O filme é protagonizado por Carice van Houten, Thom Hoffman, Halina Reijn e Sebastian Koch. Rachel Stein (Carice van Houten) é uma linda cantora judia, que está escondida. Quando o local em que está é destruído por um bombardeio, ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista. Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de Ellis de Vries.
Direção: Paul Verhoeven




Operação Valquíria 
(Filme de 2008) - Valkyrie é um filme teuto-estadunidense rodado em 2008. Tem o gênero biográfico, histórico e dramático, baseado na história real do Coronel Claus von Stauffenberg. O filme se passa na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra. 
Direção: Bryan Singer


O menino de pijama listrado 
(Filme de 2008) - É um filme de drama e guerra de 2008, uma co-produção britânico-estadunidense e dirigida por Mark Herman. 
Direção: Mark Herman


Stalingrado 
(Filme de 1993) - Stalingrado é um filme alemão de 1993 dirigido por Joseph Vilsmaier, que conta a história da Batalha de Stalingrado, ocorrida entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial, seis soldados amigos enfrentam os inimigos, vivem histórias de amor e lutam para manter o território longe das forças alemãs 
Direção: Joseph Vilsmaier


O Julgamento de Nuremberg 
(Seriado para TV de 2000) - Com o fim da II Guerra Mundial, os países aliados reúnem-se em Nuremberg, Alemanha, para decidir o destino de oficiais nazistas, julgados por seus bárbaros crimes nos campos de concentração. Entre eles, está o notório Hermann Goering. Com ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, o promotor Rober Jackson questiona os direitos dos acusados. E como fazer valer a justiça no mais importante julgamento da história. 
Direção: Yves Simoneau



Códigos de Guerra – Windtalkers 

(Filme de 2002) - Filme estadunidense do gênero guerra, dirigido por John Woo e estrelado por Nicolas Cage. O filme é baseado na incrível e verídica história da participação de membros da tribo ameríndia dos Navajos na criação de um código baseado em sua língua, e sua colaboração heróica para a vitória norte-americana sobre os japoneses em 1945.

Direção: John Woo

O Capitão Corelli 
(Filme de 2001) - Em 1941, a Itália alia-se à Alemanha para conquistar a Grécia. O capitão italiano Corelli (Nicolas Cage) é destacado para uma pequena ilha grega para tentar manter a ordem. Este adota uma atitude cooperante com os gregos do local e tenta estabelecer laços de confiança. 
Direção: John Madden

Enigma 
(Filme de 2001) - Enigma é um filme britânico lançado em 2001. Seu enredo trata sobre os decodificadores da Enigma em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial. 
Direção: Michael Apted

O Leitor 
(Filme de 2008) - O Leitor é um filme teuto-americano de 2008, do gênero drama, dirigido por Stephen Daldry e baseado no romance Der Vorleser, de 1995, do escritor alemão Bernhard Schlink. A adaptação para o cinema foi feita pelo roteirista David Hare. 
Direção: Stephen Daldry

Memphis Belle 
(Filme de 1990) - Memphis Belle é um filme britânico de 1990 do gênero "Guerra", dirigido por Michael Caton-Jones e escrito por Monte Merrick. É uma narrativa ficcional da história contada no documentário de 1944 "Memphis Belle: A Story of a Flying Fortress" do diretor William Wyler, sobre a equipe do avião bombardeiro B-17, apelidado de "Memphis Belle", que em 1943 realizava missões partindo da Inglaterra até à Alemanha e a França ocupada, durante a Segunda Guerra Mundial. 
Direção: Michael Caton-Jones


As crianças de Paris 
(Filme de 2010) - Joseph Weismann tem 11 anos de idade. Na manhã de 6 de Junho, de 1942, é obrigado a ir para a escola com uma estrela amarela presa ao peito. O novo decreto anti-judaico do governo francês acaba de entrar em vigor. À semelhança de todos os judeus na França, Jo descobre que está proibido de ir a parques, cinemas, feiras e jardins públicos. Na manhã de 16 de Julho, de 1942, homens de uniforme preto entram de rompante nos apartamentos, Jo e a sua família são retirados das suas camas e colocados em carros. 13.000 Judeus são enviados para o Velódromo de Inverno em Paris. Esse ato cometido pela polícia francesa, sob as ordens nazistas, os judeus ficaram 5 dias sem água, comida ou cuidados de saúde. 
Direção: Roselyne Bosch

Band of Brothers
(Série para a TV de 2001) - é uma minissérie de televisão que conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Narra a história da Companhia E (Easy Company) do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos em sua campanha durante a Segunda Guerra Mundial. Tal Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês naNormandia no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.
Direção: Steven Spielberg

Um comentário:

  1. É um filme baseado na história real do atentado sofrido por Adolf Hitler a 20 de Julho de 1944, realizado por Stauffenberg e com destaque para a representação de Tom Cruise no papel do Stauffenberg. Carice foi maravilhosa, sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento na série Jogo dos Tronos, faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir