12 abril 2016

Iluminismo - Resumo

Essa postagem é um resumo para meus alunos, não pretendo aqui esgotar o assunto nem falar tudo o que tem para ser dito sobre o tema.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz - iluminação) contra o Antigo Regime (trevas - ignorância) e pregava maior liberdade econômica e política.


O Iluminismo foi um movimento no século XVIII que pretendeu modificações na sociedade do Antigo Regime. Sobre os filósofos iluministas, pode-se afirmar que pretendiam a liberdade política para a burguesia, através da igualdade jurídica perante a lei e da defesa do direito de propriedade da terra.

Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo monárquico - As concepções e propostas iluministas foram produzidas e divulgadas principalmente na França e Inglaterra, por meio de obras escritas, que são analisadas e discutidas até hoje.

“No século XVIII, começou a se difundir na França a ideia de que era possível opor-se às tiranias e dissipar as trevas da ignorância com as luzes da razão. Chamados indistintamente de “filósofos”, os escritores franceses dessa época provocaram uma verdadeira revolução intelectual na história do pensamento moderno.” - Representou mesmo a culminância de um processo que começou no Renascimento, quando a razão se impôs como método de conhecimento do mundo.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. O impulso renovador das ideias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas ideias e de teorias econômicas. O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço.

O Antigo Regime foi criticado pelo Iluminismo, cujas ideias caracterizam-se por defender a implantação de governos liberais com autoridade limitada pelas leis; defender o jogo da oferta e da procura para o desenvolvimento comercial almejado pela burguesia;e, combater os privilégios de nascença e defender a igualdade jurídica entre os indivíduos.

O Racionalismo e o Empirismo, correntes filosóficas do denominado pensamento moderno, tiveram em comum a preocupação com o problema do conhecimento acerca da realidade, embora por métodos distintos.

Essa nova visão de mundo levou em consideração os anseios da burguesia desejosa em participar do poder político, ter liberdade econômica e colocar fim aos privilégios da nobreza.


Montesquieu (1689-1755) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes mesmo da sociologia surgir, Montesquieu levantou questões sociológicas, e foi considerado um dos precursores da sociologia.

Voltaire (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas.

Diderot (1713-1784) – Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.

D’Alembert (1717-1783) – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia.

Rousseau (1712-1778) – redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Suas idéias eram por vezes contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.

O movimento iluminista utilizou da razão no combate a fé na Igreja e a idéia de liberdade para combater o poder centralizado da monarquia. Com essa essência transformou a concepção de homem e de mundo.

A partir do iluminismo surgiu outro movimento, de cunho mais econômico e político: o liberalismo.

9 comentários:

  1. Ola eu gostaria de saber de onde surgiram as ideias iluministas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel
      Essa pergunta é bastante filosófica e creio que nem um filósofo conseguiria responder.
      De onde surge qualquer pensamento humano?
      Dos anseios da humanidade, talvez?
      Das conjunturas econômicas, políticas e sociais de uma época e de uma sociedade, quem sabe?
      O iluminismo é fruto de toda uma conjuntura, de vários pensadores juntos, muitos que nem se conheciam, mas que juntos acabaram formando uma corrente de pensamento que se constituiu naquilo que chamamos de "iluminismo".
      Tem uma data certa de "nascimento"? Claro que não.
      Tem local de origem? A Europa, certamente.

      Mas a sua pergunta inicial, "de onde"... deixo para alguém mais sábio responder.

      Excluir
  2. o movimento iluminista promoveu mudanças políticas, quais foram ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhor anônimo

      Fica muito difícil dar respostas a uma pessoa que nem se identifica, mas enfim... esse é um resumo sobre o Iluminismo como um todo. Não pretendia falar das ideias políticas, econômicas e sociais de cada filósofo iluminista. O título já diz que é um resumo. Isso aqui é um blog, não um arquivo de PDFs completos.
      No campo da política, uma das maiores contribuições é a divisão dos três poderes elaborada por Montesquieu. Além disso, o discurso da desigualdade entre os homens de Rousseau pode ser considerado como um precursor para as ideias sobre propriedade privada que daria origem ao pensamento socialista e anarquista.
      Podemos também citar o princípio da igualdade dos homens perante a lei, presente nas obras do iluminista Locke.
      Mas para falar de tudo isso, meu texto não seria um resumo. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Professora, parabéns pelo trabalho, te admiro muito e estou com saudades... S2

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual foi ah influência do iluminismo no século XVIII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Influenciou a luta pela independência dos EUA, a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolução Francesa e várias mudanças estruturais na sociedade ocidental.

      Excluir