17 maio 2016

Filmes sobre Totalitarismo - Guerra Civil Espanhola

Existem muitos filmes sobre Segunda Guerra Mundial, mas não há muitos filmes sobre o período entre guerras. Consegui selecionar alguns sobre a Guerra Civil Espanhola:

Terra e Liberdade (1995) 

Guerra Civil Espanhola
Cena do filme



É uma co-produção da Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, lançado em 1995. É baseado no livro Lutando na Espanha de George Orwell (devo admitir que esse livro está na minha lista de leituras). O filme venceu o prêmio do Júri ecumênico no Festival de Cannes. A história se passa durante a Guerra Civil Espanhola e conta a história de uma jovem que encontra algumas cartas, recortes de jornais e um punhado de terra embrulhado num lenço, entre os pertences do seu falecido avô, um ex-revolucionário que lutou contra o fascismo.



O Labirinto do Fauno (2006)

Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia, de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen. Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes, jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


Liberdade - Libertarias (1996)

Guerra Civil Espanhola

Nos primeiros dias da Guerra Civil Espanhola uma jovem freira que foge do convento, conhece casualmente um grupo de militantes anarquista da organização femininista do movimento libertário espanhol chamada "Mujeres Libres". Ela as acompanhará e viverá os rigores da guerra e da revolução social espanhola de 1936.


Trailer do filme Liberdade 

Baaria, a porta do vento (2009)

Guerra Civil Espanhola

1930, na província de Palermo. Ciccio é um humilde pastor que encontra tempo para se dedicar à sua grande paixâo: a leitura. A Itália passava pelo fascismo e, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas passavam fome. Peppino, filho de Ciccio, testemunhou este acontecimento e logo descobriu uma grande paixão pela política. Ele se torna comunista, indo de encontro ao desejo da família. Após a guerra Peppino encontra o grande amor da sua vida, com quem está disposto a enfrentar todas as dificuldades para viver junto.


Pa Negre (2010)

Capa do filme
Guerra Civil Espanhola
 
Andreu, um típico menino da área rural da Catalunha durante a década de 1940, no pós-guerra civil espanhola, encontra no bosque os corpos de um homem e de seu filho. Enquanto as autoridades querem responsabilizar o pai de Andreu, Farriol, pelos assassinatos, o menino tenta encontrar o verdadeiro culpado pelo crime. Em sua busca para ajudar seu pai, Andreu desenvolve uma consciência moral contra o mentiroso mundo dos adultos, e descobre o monstro que existe dentro dele. 




As 13 rosas (2007)

Guerra Civil Espanhola


Em 1º de Abril de 1939, com a entrada em Madri das tropas de Franco, termina a Guerra Civil Espanhola.  Temendo a sangrenta repressão que se avizinhava, muitos republicanos fogem do país mas outros não podem ou não querem, como as jovens moças protagonistas desta história verídica. Franco promete que apenas serão castigados os que tenham as mãos manchadas de sangue. E nenhuma dessas garotas as tem. "13 Rosas" conta a história de treze meninas, conhecidas como "as menores", que foram fuziladas a 5 de Agosto de 1939 no cemitério de Almudena em Madrid. Uma condenação à morte por uma vingança fundada em meras suspeitas, ao terminar a Guerra Civil Espanhola.

Balada do Amor e do Ódio (2010)

Guerra Civil Espanhola

Espanha, durante a Guerra Civil. Recrutado à força pela milícia, o Palhaço Branco mata com uma foice os soldados do exército nacional. Anos depois seu filho, Javier, resolve trabalhar como o Palhaço Triste em um circo. Lá ele conhece Sergio, outro palhaço, com quem irá disputar o amor da mais bela mulher do circo.

Por quem os sinos dobram (1943)


Guerra Civil Espanhola

Espanha, 1937. Durante a Guerra Civil, Robert Jordan, um idealista americano, se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica em um desfiladeiro bem defendido pelos franquistas. Chega ao local com Anselmo, um guia, que lhe apresenta Pablo, o chefe dos guerrilheiros da região, Pilar, a mulher de Pablo, e outros guerrilheiros. Neste contexto Jordan se apaixona por Maria, uma bela jovem cujos pais foram mortos pelos franquistas. A missão de Jordan é contestada por Pablo, pois explodirem a ponte atrairia para ali o exército e a aviação franquista. Pilar, uma mulher determinada, não concorda com as posições de Pablo, que age de um jeito no mínimo suspeito.


A língua das Mariposas (1999)

Capa do filme
Guerra Civil Espanhola
O filme "A Língua das Mariposas" conta a história de Moncho, um menino de 7 anos, em seu primeiro ano na escola. Na véspera do primeiro dia, crucial na vida de qualquer pessoa, Moncho não consegue dormir, atemorizado por que seu irmão mais velho lhe contou sobre professores que batem em alunos. Tímido e asmático, ele vive debaixo da saia da mãe superprotetora, numa pequena aldeia, no interior da Galícia, ao norte da Espanha, no ano que antecede a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).




A maleta mexicana (2011)

Guerra Civil Espanhola
 
Documentário - A história da incrível recuperação de 4.500 negativos de famosos fotógrafos de guerra, entre eles Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour, tirados durante a Guerra Civil Espanhola. Exilados de seus respectivos países (Alemanha, Polônia e Hungria), os três amigos viajaram à Espanha para lutar contra o fascismo e, com suas câmeras, reinventaram o fotojornalismo de guerra. Suas imagens vívidas da linha de frente espelhavam a bruta realidade da Guerra Civil. 
  
A mulher do Anarquista (2008)


Guerra Civil Espanhola
 
O advogado Justo Calderón luta contra Franco, tanto nas trincheiras quanto no rádio como a "Voz da Revolução". Sua elegante e jovem esposa, Manuela, é mimada, apolítica, mas uma amorosa mãe para a filha Paloma, e muito apaixonada por seu marido. A jovem família sofre os horrores da Guerra Civil, toda a dor da traição, o confinamento, a tortura e as angústias da separação. Quando as tropas de Franco vencem, Manuela perde contato com Justo. Sozinha, sem dinheiro, ela e Paloma lutam para sobreviver. Mas Manuela não perde as esperanças de reencontrar Justo um dia. Na sua incansável busca pelo marido, ela vê uma foto num artigo de uma revista sobre prisioneiros num antigo campo de concentração e se convence que é ali que Justo está. Agora, sua busca tem uma nova urgência.
 



Capa do filme
O desaparecimento de Garcia Lorca (1996)

Guerra Civil Espanhola

Garoto apaixonado pela poesia de Garcia Lorca vai a Madri com os pais para assistir a estréia de uma de suas peças e o conhece. Meses mais tarde, em plena Guerra Civil, os dois se reencontram em Granada, onde um acontecimento explosivo, mudará o destino de todos que os cercam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário