17 maio 2016

Nazismo - um pouco de como tudo começou

A Alemanha foi acusada de ter sido a maior responsável pela Grande Guerra e recebeu severas punições, passando por diversas transformações no Período Pós-Guerra. O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz imposto pelos vencedores - humilhante e vexatório. Basta olharmos para o mapa da Europa, depois da Primeira Guerra Mundial, para notarmos que a Alemanha perdeu parte de seu território e o que sobrou foi cortado em dois por um novo Estado, a Polônia. Tudo isso somado ainda às péssimas condições em que ficou a economia, devido à própria guerra e, principalmente, por causa das pesadas dívidas que os alemães tiveram que pagar para a França e para a Inglaterra.


Ex soldado alemão da Primeira Guerra Mundial.
Mutilado, vivendo de esmolas, nas ruas da Alemanha do pós guerra.
Uma realidade triste que o país precisou enfrentar Fonte: https://aviagemdosargonautas.net/2013/03/16/
uma-leitura-sobre-a-alemanha-dos-anos-30-
por-julio-marques-mota/

A miséria do povo aumentava cada vez mais, as greves e os motins se multiplicavam. Era uma época em que a economia alemã estava em colapso, a inflação estava aumentando cada vez, o desemprego estava altíssimo e o socialismo parecia uma alternativa. Setores do operariado alemão, animados com a Revolução Russa passaram a ver no socialismo uma esperança e organizaram o Partido Comunista Alemão. Tentaram tomar o poder, sendo reprimidos pelo governo. A burguesia alemã temia uma revolução semelhante à Revolução Russa e passaram a apoiar o recém fundado Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista. Apesar desse nome, "socialista dos trabalhadores", não era nem socialista nem dos trabalhadores. Era um partido de extrema direita, antissocialista e defendia os interesses da burguesia alemã. Aos poucos, grandes nomes de indústrias alemãs, como Siemens e Krupp, foram se ligando ao nazismo através de financiamentos de suas atividades.

Partido Nazista foi fundado no dia 05 de janeiro de 1918.
Broche com o símbolo do partido.
Fonte: https://joanisval.com/2012/01/05/
fundacao-do-partido-nazista/

Uma das táticas utilizadas pelos nazistas era a violência usada contra os partidos de esquerda ligados aos trabalhadores, como raptos de líderes sindicais, torturas e assassinatos. O partido nazista passou a crescer com discursos inflamados e um programa de propaganda de massa bem preparado, incitando o nacionalismo, a xenofobia e o ódio do povo alemão.

Em 1923, a França invadiu a região do Rhur (região onde se concentravam as principais indústrias alemãs) para obrigar a Alemanha a pagar o resto das dívidas de guerra. Isso causou uma inflação absurda na Alemanha, piorando a situação financeira, gerando ainda mais miséria, fome e desempregos. Os nazistas tentaram tomar o poder, em novembro de 1923, por meio de um golpe de Estado que ficou conhecido como o Putsh da Cervejaria. O golpe não deu certo e Hitler foi preso. Na prisão, escreveu a bíblia do nazismo, Minha Luta (Mein Kampf), onde aparecem todas as teses xenofóbicas e antissocialistas.

Hitler lidera os nazistas no Putsch da Cervejaria.
Munique em 1923.
Fonte: http://caocamargo.blogspot.com.br/2012/11/
um-dia-emblematico-para-alemanha.html


Com a Crise de 1929 nos Estados Unidos, a Alemanha foi prejudicada por depender dos empréstimos e dos investimentos estadunidenses. O medo do crescimento do socialismo voltou, pois ocorreram novas greves e agitações operárias. Para a burguesia alemã só restava uma alternativa: o nazismo.
Falência dos bancos alemães após a Crise de 1929.
Fonte: http://auryborges.blogspot.com.br/2012/11/
cristina-kirchner-problemas-com.html

O partido nazista conseguiu grandes vitórias nas eleições parlamentares de 1932, mas não conseguiu a maioria. Então, Hitler, escorado pelos grandes industriais, foi convidado pelo presidente Hindenburg a ocupar o cargo de Chanceler (primeiro-ministro). Mas ainda existia a democracia na Alemanha, sendo necessária uma boa desculpa para liquidá-la. Em abril de 1933, o prédio do parlamento pegou fogo (Reichstag) e os nazistas puseram a culpa no partido comunista (foram os próprios nazistas os responsáveis pelo incêndio). A partir daí se instalou a uma ditadura sangrenta. A Gestapo (polícia secreta, ou polícia política) podia invadir a casa de qualquer pessoa, em qualquer hora, sem ordem judicial e instalar escuta telefônica, acabando com a liberdade individual.

Nomeação de Hitler como Chanceler.
Fonte: https://grandesbatalhas.wordpress.com/
2009/01/06/5-de-janeiro-91-anos-da-
fundacao-do-partido-nazista/

Esse artigo não pretende esgotar o assunto, ele é parte integrante de uma série de postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário